Acredite, muitos são os pais que desejam passar bons momentos com os seus filhos mas não conseguem, eles na verdade costumam assistir televisão sozinhos porque os filhos só passam o dia nos quartos, alguns dos filhos fingem estar a estudar o dia todo, mas eu já te digo que eles ném sempre estão a estudar.
Para você conseguir mudar essa situação você precisa começar a perceber quais são os seus verdadeiros interesse. Nessa jornada você precisa começar por avaliar os teus interesses como Pai ou Mãe quando se assenta com os teus amigos da zona ou colegas do trabalho.
Pai e Mãe, você precisa parar de ser egoísta e começar a compreender que o seu filho também deve ser chamado de amigo e companheiro.
Muitos pais costumam dizer que se tratarem os filhos como amigos eles vão se tornar mal educados mas na verdade muito pelo contrário, basta você lembrar que o amigo que você mais gosta de ajudar é aquele com quem você mais conversa e tem por perto você vai começar a virar o jogo.
Compreendo que você como pai/mãe precisa educar os seus filhos, mas te digo que é preciso saber separar os momentos.
"Está bem, mas afinal como posso me aproximar mais do meu filho agora?"
Nota bem, todas as dicas aplicam-se a rapazes adolescentes e raparigas, desde 0 anos até aos 18 comprovado.
Vamos para as dicas
Passo 1: Anote num papel todos os motivos que te levam a gostar de sentar com um amigo especial seu.
-Enquanto você anota vai começar a encontrar frases como:
- Converso com meu amigo especial porque ele sempre escuta os meus desabafos e me ajuda a libertar a minha mente;
- Converso com meu amigo porque ele é engraçado;
- Converso com meu amigo porque ele sempre me ajuda a resolver os meus problemas;
- Converso com meu amigo porque ele me dá bons conselhos, até mesmo os mais íntimos;
- Converso sempre com o meu amigo porque ele tem paciência de me ouvir;
- Converso sempre com ele porque gostamos de filmes e novelas em comum;
- Converso com meu amigo porque ele passa da minha casa e eu também prefiro lhe retribuir e passar de casa dele;
- Converso sempre com meu amigo porque ele costuma calar e me deixar e vice-versa;
- Converso com meu amigo porque ele me leva a séro e confia em mim;
- Converso sempre com meu amigo porque temos muitos assuntos em comum e isso nos mantém conectados e me faz sempre lembrar dele.
Então comece a fazer as mesmas coisas com o teu filho, ele vai gostar e vai te valorizar muito.
Só de você avaliar os pontos acima já vai começar a perceber o porque é que seu filho não gosta de conversar com você e ném sente arrependimento disso.Passso 2: Responda estas perguntas nos pontos abaixo.
- Será que você costuma dar espaço para o seu filho falar? ou nas conversas só você é que fala?
- Será que você costuma avaliar e dar razão a seu filho? ou você só gosta de lhe culpar?
- Será que você costuma elogiar e presentear a seu filho quando ele coloca o matabicho (café da manhã)? ou você só senta para comer e logo vai para o trabalho?
- Será que você pergunta como foi o dia dele? ou você só senta para reclamar de problemas e de tarefas que ele não cumpriu?
- Será que você costuma dizer diretamente que ama seu filho? ou simplesmente olha na cara dele e diz um simples e frio "bom trabalho"?
- Será que você já sentou para assistir uma série que o seu filho goste? já tentou perguntar a ele a história da série e quem é o personagem favorito? ou só reclamas de barulho alto e manda reduzir?
- Será que você costuma convidar ele para passear nos lugares a escolha dele também? ou simplesmente é você a obrigar a ele para ir aos teus lugares?
- Porquê é que não te colocas no lugar dele? Se teu amigo é teu amigo porque se submete aos pontos no passo 1, o que custa você se submeter ao passo 1 pela amizade dos seus filhos?
Alguns conselhos
-Quando ele não tiver cumprido uma tarefa não corra para levantar a voz, procure calmamete saber o que aconteceu e nalgumas vezes deixe passar e faça você mesmo na frente dele, assim ele vai perceber que você é um pai/mãe de atitude e que lhe respeita também, além disso vai estar a mostrar para ele que aquela tarefa não custa tanto como ele pensava, da próxima vez ele vai saber que não existem motivos para ele não fazer e vai se sentir motivado a fazer. (Zangue apenas se ele descumprir muitas vezes);
-Procure de vez em quando bater a porta no quarto dele para cumprimentar e perguntar como passou o dia, quais são as coisas que ele mais gostou. Assim você vai começar a ganhar a confiança dele e também descobrir quais são as coisas que ele mais gosta de fazer. (no começo ele vai estranhar mas pouco a pouco vai se acostumar);
-Procure organizar um dia inteiro para passear nos lugares que ele gosta, e a fazerem coisas juntos, assim as lembranças que vocês terão vão vos manter conectados e quando estiverem juntos vão começar a ter recordações agradáveis, além disso sempre vão passar a ter assuntos agradáveis para conversar e descobrir novas coisas para fazer juntos;
Em geral, basta você começar a tratar a ele muitas vezes como um grande amigo, ele vai começar a te tratar também como um grande amigo, Pai/Mae lembre-se dos motivos que te levam a gostar de sentar com os teus amigos e colegas de trabalho e comece a fazer as mesmas coisas com seu filho. Basta que ele não passe dos limites.
Ríscos de não conversar com seus filhos
- Ele pode começar a não se sentir avontade em viver com você e se importar menos com o seu estado de saúde, bem estar, assim quando fores mais idoso corres o rísco de ser um avó solitário que não recebe apoio dos filhos;
- Ele pode começar a se envolver com drogas e vícios sem que você perceba e assim começar a apresentar mudanças irreversíveis, bruscas e repentinas no comportamento e trazer problemas graves para a familia;
- Ele pode começar a sofrer de depressão e cometer suicídio, isso porque nalgum momento pode estar a sofrer bullying e rejeições sem que você Pai/Mãe perceba. Nestes casos, além das rejeições particulares no meio de suas amizades próprias ainda vai ter que ouvir palavras pesadas dos pais por não ter cumprido algumas pequenas tarefas, contribuindo para que ele se sinta mais sozinho e cometa erros graves;
- Pode iniciar a actividade sexual cedo e contrair doenças ou gravidez indesejada por falta de aconselhamento dos Pais.
Dica Extra
- Conte pequenos segredos a seu filho durante as vossas conversas, faça ele perceber é um segredo que você lhe confiou, assim ele vai se sentir mais íntimo e também vai começar a te contar segredos. (Isso vai te ajudar a perceber se ele já começou a namorar, ou costuma brigar na escola, ou se está a passar por sificuldades de aceitação entre os seus amigos);
- Monte uma Sala de Jogos, Sala de Cinema, Piscina, pequeno campo de futebol para dar mais graça aos dias que estarão em casa, ném todos os finais de semana vão precisar de sair, portanto tenha tudo em casa faça eles verem que ter Pai e Mãe em casa também pode ser divertido e especial.
Seus filhos não conversam com você? Só ficam no Quarto?
Reviewed by Projetos de Arquitetura e Engenharia Civil
on
julho 13, 2022
Rating:
Nenhum comentário: